domingo, 13 de maio de 2012

Cozinha das Fadas


O regresso ás Origens

Como regresso ás Origens, não pretendo exortar ninguém a voltar para trás, simplesmente a parar um pouco e avaliar as nossas atitudes diárias, bem como tudo aquilo que fazemos em nome de um “civismo” mais que duvidoso:
Pretendo sim, á luz de todo o conhecimento que nos foi legado por povos apelidados de “BÁRBAROS”, trazer de novo ao nosso dia a dia , o respeito, o equilíbrio, que nos permitam ter uma vida mais saudável ao mesmo tempo que contribuímos para a nossa economia doméstica e para a preservação da Natureza, respeitando e utilizando com sabedoria e cuidado os recursos naturais já tão desgastados!


Os recolectores

Nos tempos primordiais, quando o homem dependia do que a Natureza lhe dava, rapidamente esgotava os recursos nas zonas onde se fixavam temporariamente.
A procura dos recursos naturais, levou-o ao Nomadismo, viajando de terra em terra em busca de comida.
As bases principais da alimentação eram a caça e a pesca, que ficavam á responsabilidade dos homens, enquanto que as mulheres e as crianças percorriam os bosques colhendo cogumelos, raízes, bagas, frutos, folhas, mel, ovos, cereais bravios (trigo e aveia) e ervas.Transformavam-nos depois em complementos indispensáveis á alimentação é à saúde.
Com os frutos secos, faziam farinha (castanhas, bolotas,etc) ou comiam-nos cozidos nas cinzas da fogueira.
Os povos mais isolados, sem acesso ao Sal, utilizavam as ervas aromáticas para conferir sabor aos cozinhados.Os métodos de preservação para carne e peixe, dependendo dos locais, eram a defumação, a secagem ao Sol.No Inverno, nas zonas mais frias, escavavam o gelo, usando os buracos como despensa/frigorífico.
Mais tarde, ao descobrirem que podiam fazer as suas próprias sementeiras, e com a domesticação de algumas espécies animais selvagens, o homem Nómada  foi-se fixando, tornando-se Sedentário!
Os homens construíam as habitações, amanhavam e cultivavam as terras, caçavam, pescavam e lutavam. Às mulheres, cabia-lhes a rude tarefa da transformação dos alimentos, a chefia da casa e criar os filhos.Continuavam a complementar a dieta familiar recorrendo aos antigos hábitos : recolhiam nos campos e bosques circundantes, aquilo que a Mãe Natureza tão generosamente lhes oferecia, tarefa na qual eram auxiliadas pelas crianças.
Os povos da beira-rio/mar, tinham uma alimentação completamente  diferente ,mais á base de peixe, moluscos, crustáceos e aves.Com a descoberta da utilização do Sal e o começo da sua produção, apareceu o método da salga, utilizado para carnes e peixe,sendo este um grande passo á frente nos métodos de conservação!
Para as mulheres Celtas, havia ainda outras tarefas:eram elas quem assumia a defesa da casa quando os homens iam para a guerra.Muitas vezes, lutavam lado a lado com eles,principalmente quando as aldeias eram invadidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário