domingo, 13 de maio de 2012

Cozinha das Fadas


 O respeito pela Mãe Natureza

Ervas e plantas não devem ser colhidas pela raiz, excepto aquelas em que esta seja absolutamente necessária:
Ao deixar as raízes e o olho central, proverá para a planta se possa renovar.
Deve também pedir permissão ao espírito desta, explicando  porque necessita dela.No final, não se esqueça de elevar uma prece á Mãe, para que abençoe a planta com a Sua força, que esta se regenere, crescendo saudável.

Se estivermos a falar de um ramo de árvore, procure fazer uma incisão limpa, e cuide para que esta fique devidamente selada com argila ou simplesmente com um punhado de terra, para evitar que a seiva escorra pelo corte.
Como agradecimento, de vez em quando, plante algumas mudas de ervas ou de árvores, nem que seja num bosque por onde passe ocasionalmente.

 A preservação e o aproveitamento dos recursos naturais:
Ervas: Temperos, Infusões, Tisanas e Banhos


Como já falámos no sub tema anterior, plantar algumas mudas é não só uma forma de agradecer, como uma bem simples de preservar as espécies.
Pode parecer bem pouco se olharmos o estado caótico das coisas, mas se pensar em quantas de nós poderíamos estar a contribuir com a nossa pequena Dádiva, certamente que esta acção aparentemente irrisória tomaria corpo e daria frutos
Ao dar um simples passeio por campos ou bosques, transforme as horas de lazer numa outra actividade bem agradável:
Habitue-se a procurar e identificar essas auxiliares preciosas que são as Ervas Aromáticas.Muitas crescem espontâneamente, basta colhê-las...
No final do Verão, delicie-se colhendo amoras negras e suculentas e as bagas de Pilriteiro.
No Norte do País, muitos Castanheiros e Nogueiras abandonados, deixam cair generosamente os seu deliciosos frutos, basta um olhar atento para os colher...Macieiras bravas e Amexieiras também são frequentes.

As Ervas Aromáticas, por mais que sejam, sempre têm utilidade:
Se não consegue consumir todo o seu stock enquanto frescas, pode secá-las, basta fazer alguns ramalhetes e pendurá-las com a rama voltada para baixo,á sombra e em lugar seco.
Pode depois utilizá-las  reduzidas a pó como tempero (são excelentes para ajudar a reduzir a quantidade de sal) , em Infusões e Tisanas...os chás, como erradamente lhes chamamos, ou ainda em banhos de imersão, usufruindo assim de diversas formas das suas variadas e fabulosas propriedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário