sábado, 12 de maio de 2012

"Cozinha das Fadas"


A relação dos povos antigos com a alimentação no tempo em que a Deusa caminhava entre nós:

Cerca de 700 anos AC, um pouco por toda a Europa, um povo espalhou os seus costumes, deixando marcas que sobreviveram até hoje.Eram os Celtas, dos quais nós Lusitanos podemos dizer que somos descendentes uma vez que por aqui estiveram também.
As Colheitas eram o ponto fulcral da sua economia: grandes festas rituais, eram a expressão da sua gratidão á Mãe Terra pela abundância destas, bem como outras destinadas a pedir a Sua protecção e bênção!
Nada se semeava sem pedir a Bênção da Mãe; nada se colhia sem pedir permissão ao espírito da planta ou do animal, muito menos sem   agradecer devidamente a Dádiva recebida.
Nesses tempos difíceis, em que a sobrevivência dependia principalmente de colheitas abundantes e da caça, estes povos considerados por muitos como “Bárbaros” sabiam da extrema importância da terra , sabiam o quanto dependiam dela e do respeito com que a tratassem.
Na ultima Colheita Outonal, tal como formigas diligentes, enchiam os celeiros , salgavam as carnes resultantes das caçadas e curtiam as peles.
As mulheres percorriam os bosques em busca das ultimas bagas,raízes e frutos.Colhiam as Ervas que lhes haveriam de valer em tisanas e cataplasmas durante o longo Inverno, quando a  terra coberta de gelo nada produzia.
O espírito era de partilha e grande respeito.
Como dizia Lavoisier, “ Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”

Sem comentários:

Enviar um comentário