quarta-feira, 11 de julho de 2012

Série Ouro Verde








 Alho
Allium Sativum

O Alho é provavelmente a planta mais referida por inúmeras culturas desde há milhares de anos. A sua origem nunca foi documentada pelo que lhe são atribuídos vários locais como prováveis, da Europa à China
No período da construção das Grandes Pirâmides, era consumido pelos Egípcios para lhes dar força. Já os Gregos, apelavam ás suas virtudes tónicas, antiasmáticas e anti-sépticas entre outras, sendo também ofertado a Hécate, colocado sobre montes de pedras nas encruzilhadas. Na Idade Media, era usado como defesa contra os Vampiros.
Regido por Marte, é utilizado em Exorcismos e para protecção pessoal e a sua casca queimada afasta negatividades e obsessões.
Rico em varias Vitaminas e substâncias de efeito antibiótico, contem ainda Cobre, Selénio, Sais de Magnésio, Fenóis e Flavonoides anti cancerígenos.
Apesar da sua utilização culinária extremamente importante e considerada por muitos insubstituível, é na medicina reconhecido por o seu consumo fazer baixar a Tensão Arterial e o Colesterol. Também é utilizado como anti viral, anti bacteriano, podendo ainda ser utilizado para reduzir sintomas de constipação. Ajuda ainda na prevenção de ataques cardíacos e acredita-se que também ajuda a diminuir o risco de Angina do Peito.

Indispensável na Cozinha, aromatiza carnes, peixes, manteigas, azeites e marinadas.
Utilizam-se essencialmente os dentes ou bolbilhos embora na minha aldeia fosse tradição utilizar a sua rama enquanto verde para aromatizar pratos à base de Favas.

Texto extraído do livro "Alquimia das Ervas"


Sem comentários:

Enviar um comentário